Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

Pages


DAN KANTER FALA COMO CONHECEU JUSTIN BIEBER, DO AMADURECIMENTO MUSICAL DO CANTOR E MAIS

Durante uma entrevista concedida ao site Canadian Business, o guitarrista e diretor musical deJustin BieberDan Kanter, comentou sobre seu trabalho com o astro canadense. Dan se prepara para ser o jurado de um reality show de talentos exibido no Canadá, o YTV’s The Next Star, e foi questionado sobre sua experiência ao lado de Justin, desde que conheceu o cantor em 2009 e algumas curiosidades sobre o período em turnê e seus fãs, mais conhecidos como “Beliebers”. 
Canadian Business: Como você começou a trabalhar com o Justin Bieber?
Dan Kanter: Eu estava em contato com um cara chamado Shawn Marino, que trabalha para a Universal Music. Devo muitos jantares a ele. Justin estava se apresentando em Toronto, no MuchMusic, em 2009, e foi uma das primeiras vezes que ele cantou na TV. Sua equipe estava conversando sobre trazer outra pessoa porque eles queriam um segundo guitarrista para esta performance. Mas também queriam alguém que pudesse, eventualmente, ser um diretor musical, ensinar ele a fazer música, e apenas ser uma boa influência. Eles contataram a gravadora e Shawn me recomendou.
Então, o que aconteceu depois disso?
Dan Kanter: Eu fui ao encontro deles na noite seguinte no hotel e nós imediatamente nos demos bem. Justin estava morando em Atlanta há um longo tempo, nesta época, e eu era realmente o primeiro canadense depois de algum tempo que ele encontrou. Musicalmente, tivemos uma ótima química e tocamos imediatamente. Instantaneamente, eu pude ver o quão incrivelmente talentoso ele era. Eles tinham me enviado as duas músicas que estaríamos apresentando na TV, e eu ensaiei com o meu violão, antes de ir até o hotel encontrar com eles. Eu disse: "Você quer tocar as músicas que vamos apresentar amanhã?" E ele estava prestes a me ensinar, e eu disse: "Não, não, eu já aprendi." Ele ficou tão impressionado por que eu já tinha aprendido as músicas. Eu sou um profissional, então é claro que eu fui preparado. Mas foi realmente fofo. Ele era tão jovem naquela época e tão inexperiente. E logo depois daquele dia, eu viajei 300 dias por ano durante os últimos cinco anos. Eu literalmente fui para casa e arrumei minhas malas.
O que significa ser o diretor musical do Justin Bieber e o que isso envolve?
Dan Kanter: Direção musical realmente começa com o planejamento do álbum e organização dele para uma performance ao vivo. Com Bieber, isso inclui trabalhar em estreita colaboração com uma grande equipe, incluindo coreógrafos, figurinistas e iluminadores. Isso também incluiu um pouco de treinamento para a performance, escrever o set list com ele e ajudá-lo com lições entre uma música e outra, especialmente quando ele era jovem. Agora ele é muito ‘mão na massa’. Ele tem uma visão incrível para o seu show, por isso é muito mais colaborativo.
Como surgiu a necessidade das lições para ajudá-lo?
Dan Kanter: Uma das primeiras coisas que eu ensinei a ele e que ele mantém até hoje é um conceito muito básico. Em vez de dizer: "Agora eu preciso que você cante junto comigo na próxima música," você diz, "Você está com vontade de cantar? Bem, eu preciso que você cante junto." Então, incentivamos o público com uma pergunta.
Você é admirado por um monte de Beliebers. Como é isso?
Dan Kanter: É louco que estas crianças conheçam toda a equipe porque eu cresci amando Elton John, Springsteen, Tom Petty's – e todos esses caras mantiveram as mesmas bandas. Eu sempre abria o CD ou a fita cassete e lia o encarte para descobrir quem eram as pessoas por trás dos bastidores. Toda vez que alguém vem até mim em uma situação e diz: "Oh meu Deus, você é o guitarrista do Justin," minha reação imediata é: "Uau, você é uma grande fã de Justin Bieber se você sabe quem eu sou."
Como é um dia típico em turnê?
Dan Kanter: A única refeição que realmente podemos ter é um lanche, então eu costumo ir a um local famoso por seu café da manhã. Então geralmente vamos acertar o local [do show] juntos. Justin viaja com um treinador e ele é ótimo, e nós gostamos de sair juntos, e isso é uma loucura. Geralmente, eu vou escrever alguma coisa ou gravar em meu quarto no hotel antes de ir para a arena. Normalmente há muitos fãs do lado de fora e nós vamos conversar com eles, e eu realmente gosto disso. Isso sempre me deixa mais animado para tocar no show da noite, quando vamos lá fora e conversamos antes com os fãs. Então nós jantamos e eu vou assistir as bandas de abertura. Eu vou até o camarim do Justin e converso sobre o show, olhamos o set list e faço algumas observações sobre o show da noite anterior. Nós fazemos 30 minutos de aquecimento vocal antes do show. Muitas vezes acabamos apenas tocando e na verdade escrevemos um monte de idéias, porque é apenas ele, eu e um violão. Fazemos uma oração pré-show com todos, subimos no palco e mandamos ver.
Quais são alguns equívocos sobre o seu trabalho?
Dan Kanter: Não é tão glamoroso como todo mundo pensa que é. Eu sei é comum os músicos dizerem isso, e eu não estou reclamando, mas com muitas viagens, às vezes eu me sinto sozinho na estrada. Eu sempre sinto falta da minha esposa. Há momentos em que eu simplesmente não consigo imaginar ficar em outro lugar. E eu não acho que a maioria das pessoas sabem como é está envolvido e ser um músico profissional. Eu me sento no lobby do hotel e espero a van chegar para ir ao aeroporto. Então eu espero o check-in, passo pela segurança, e assim por diante.
Parece que sua carreira decolou rapidamente.
Dan Kanter: Para mim, e para tantos outros músicos que eu conheço, foi uma estrada longa e difícil. Houveram tantas vezes eu considerei trabalhar na área de imóveis ou fazer a faculdade de direito, ou ter um plano de escape, até hoje. Eu ainda tenho sorte que muitas portas se abriram. Mas quem sabe o que o futuro poderia reservar. Esse é um negócio muito volátil.
0

0 comentários:

Postar um comentário